Traço de concreto (mistura)
"Vô Lule, me falaram que eu precisava acertar o traço do concreto... Mas eu nem sabia que o concreto desenhava!!!"
O "traço" nada mais é do que a quantidade de cada um dos elementos sólidos que formam o concreto, respectivamente: cimento, areia, pedra brita. Isso significa que um concreto de traço 1:2:3 seria um concreto preparado com 1 medida de cimento, 2 medidas de areia e 3 medidas de brita.
Essas medidas são as mais variadas possível, pode ser utilizado um balde, uma pá, um carrinho de mão, uma lata, enfim, o importante é que sejam observadas as proporções pois a diferença entre essa mistura influencia na resistência do concreto!
A resistência do concreto é representada pela sigla "FCK" e mede a Resistência Característica do Concreto à Compressão, o resultado é medido em "MPa", ou mega Pascal. Pascal é a pressão que a força de UM Newton exerce uniformemente sobre uma superfície plana com área de 1m², essa que é perpendicular à origem da força. O Mega Pascal (Mpa), portanto, é um milhão de Pascal, ou seja, 10, 1972 kgf/cm². (Ex: Um concreto de FCK 18 MPa tem resistência aproximada de 183,42 kgf/cm²).
Te asustei ei? Mas se acalme, você não precisa decorar esses significados, basta ficar de olho no projeto e obedecer as especificações!
Vamos listar os traços mais comuns que utilizamos no Brasil e suas principais aplicações:
Como sempre: consulte um profissional! Esses dados servem apenas para seu entendimento!!!
Arriverdeci!
0 comentários :
Postar um comentário