9.7.15

Com qual vidro eu vou?

Bambini,

Hoje acordei e li a seguinte pergunta: "Mas vovô, qual vidro eu coloco na janela da minha sala?"

Para responder, preciso antes falar um pouco sobre o vidro e as principais opções de vidro utilizadas na construção civil. Dizem que 4.000 anos AC já existia o tal do vidro que era - basicamente - o resultado do resfriamento da mistura (salitre e soda) feita a uma altíssima temperatura. Suas principais qualidades são a transparência, a dureza, a durabilidade e, em tempos de superlotação planetária, a reciclabilidade.

Existem muitos, sério, muitos tipos de vidro hoje, mas, como a questão é uma janela numa casa, vamos nos ater aos tipos mais utilizados:


Vidro plano
Também chamado de float ou comum, é o vidro mais utilizado. É um vidro plano transparente, incolor ou colorido, com espessura uniforme e massa homogênea. É o vidro ideal para aplicações que exijam perfeita visibilidade, pois não apresenta distorção óptica, e possui alta transmissão de luz. É a base para os demais vidros, e, é o mais barato. As desvantagens são a fragilidade e o fato de não isolar som nem raios solares.

Vidro temperado
É um vidro que recebe um tratamento térmico (é aquecido e resfriado rapidamente), que o torna mais rígido e mais resistente à quebra. Em caso de quebra produz pontas e bordas menos cortantes, fragmentando-se em pequenos pedaços arredondados, evitando estilhaços que possam nos machucar.

Vidro laminado
É um conjunto de duas ou mais chapas de vidro (comum ou temperado) unidas por uma película plástica ou acrílica. Essa opção de vidro atende às exigências mais rigorosas de segurança,controle sonoro, controle de calor (lâminas refletivas), etc. Existe uma película que filtra até 99,6% dos raios ultravioleta, os principais responsáveis pelo descoloramento de móveis, tecidos e objetos além de, em excesso, ser nocivo à saúde.

Enfim, com esses três exemplos mais comuns você pode decidir qual o melhor para a sua casa! Claro, "o melhor" depende do resultado de uma combinação de "o que preciso" e "quanto quero gastar"...

Ou seja, escolha o vidro cuidadosamente respeitando as especificações e o seu bolso!

Arrivederci!






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário