18.6.15

Vale a pena trocar minhas lâmpadas?

Bambinos,

Estamos vendo muita gente sair correndo aos mercados para trocar todas as lâmpadas de casa para economizar energia elétrica... Mas vale a pena?

Antes de mais nada, vamos a um pequeno esclarecimento sobre os tipos mais comuns de lâmpada para uso residencial:

Lâmpada incandescente
Também chamadas de lâmpadas comuns, são baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua produção. Porém gastam muita energia e tem baixa eficiência: apenas 10% da energia elétrica que ela gasta é convertida em luz, os outros 90% se perdem em forma de calor.

Lâmpada fluorescente compacta
As lâmpadas fluorescentes compactas duram até 8 (oito) vezes mais que as incandescentes e tem uma eficiência energética – em média – 4 (quatro) vezes superior. No entanto, em seu interior existe vapor de mercúrio, nocivo à saúde se não for descartado corretamente. Também tem um custo elevado em relação às lâmpadas comuns. Outro fator importante é que esse tipo de lâmpada “não se dá bem” em locais onde a luz seja acesa e apagada várias vezes, como corredores de passagem, podendo queimar com maior facilidade.

Lâmpada de LED
Queridinha do momento, as lâmpadas de LED são as mais econômicas, as mais eficientes energeticamente falando e as que duram mais tempo. Claro, sempre tem um porém, e no caso das lâmpadas de LED o porém é o preço bem superior às demais aqui listadas.

Tudo bem Seu Lule, com o preço da energia elétrica no Brasil, eu vou correr no mercado e comprar um monte de lâmpada de LED e com o que vou economizar de energia eu pago as lâmpadas!

Calma filho, não é bem por aí...

De acordo com estudo do Planeta Sustentável, em cinco anos de gastos de energia elétrica em uma casa 20 pontos de luz, utilizando em média 10 lâmpadas acesas durante 6 horas e considerando o custo de R$ 0,30 para 1kWh consumido.

O estudo comprova que em 5 (cinco) anos o custo com lâmpadas fluorescentes é o que mais vale a pena.

Obviamente, se queimar uma lâmpada em sua casa, escritório, etc., compre uma lâmpada de LED porque, mesmo não economizando dinheiro de imediato, você estará ajudando o planeta!

Abraço do nôno.

 Clique para ver o infográfico maior
(clique na imagem para ver o quadro maior)


15.6.15

Massa corida ou massa acrílica?

Olá!

Umas das principais dúvidas de nossos clientes é sobre a utilização de massa corrida para preparação e regularização de paredes.

Para esse fim, existem alguns produtos no mercado, sendo que cada um deles possui características específicas que devem ser observadas antes da decisão sobre qual utilizar. Vamos lá?

Massa corrida (ou PVA)
É uma massa mais “porosa”, que deixa a parede “respirar”. Isso faz com que a massa corrida seja indicada apenas para paredes internas. Após a secagem é mais maleável e fácil de lixar.

Massa acrílica
Ao contrário da massa corrida, a acrílica apresenta uma camada menos porosa, podendo ser utilizada em paredes externas. É mais “dura” que a massa corrida, tornando o lixamento mais trabalhoso.


Multimassa
É um composto relativamente novo, que funciona bem em qualquer aplicação, principalmente para “tampar buracos”, mas tem um custo mais elevado.

Gesso
Basicamente, funciona como a massa corrida, mas pode receber qualquer tinta.

Assim, fizemos um resumo para ajuda-los:

1. Massa corrida
Preparar, regularizar e “fechar buracos pequenos” de paredes internas não sujeitas à umidade, e que serão pintadas com tinta PVA.

2. Massa acrílica
Preparar ou regularizar paredes externas que serão pintadas com tinta acrílica;
Preparar ou regularizar paredes internas que serão pintadas com tinta acrílica;
“Fechar buracos pequenos” de paredes externas ou sujeitas à umidade, por exemplo, banheiros.

3. Multimassa
Reparos pequenos em paredes internas ou externas, que receberão qualquer acabamento. A multimassa consegue fechar buracos maiores que a massa acrílica e corrida, e seca mais rápido. Por ter um custo elevado, não compensa ser utilizada para preparar as paredes para pintura.

4. Gesso
Por ser mais trabalhoso, utilizamos apenas em reparos de maiores proporções.

Tem mais alguma dúvida? Nos escreva (lulexplica@gmail.com) e tentaremos esclarecer!

Abraço do Vô Lule!


Postagens mais recentes Página inicial